top of page

Fotofobia

Fotofobia: por que é mais comum em pessoas com olhos claros?

      Qual a cor dos seus olhos? Verdes, azuis, castanhos? Os olhos de tonalidade mais claras apresentam maior sensibilidade à luz, pois eles absorvem de uma forma reduzida o estímulo luminoso, e consequentemente, se tornam mais sensíveis quando sob a luz do sol ou em ambientes muito iluminados. Essa sensibilidade é chamada de fotofobia.

      A fotofobia na verdade é considerada um sintoma e não uma doença. É caracterizada pelo desconforto em manter os olhos abertos em locais muito iluminados, e pode inclusive gerar dor de cabeça quando a exposição é prolongada. Essa dificuldade ao estímulo luminoso pode ocorrer por doenças oculares como lesões de córnea, alterações na retina, conjuntivites e também por outras causas sistêmicas, como por exemplo enxaqueca.

      Não existe um tratamento para a fotofobia que seja específico, mas o oftalmologista pode identificar e tratar a causa para que seja possível diminuir o desconforto.

Alguns cuidados que podem ajudar são o uso de óculos escuros com proteção UV (para todos), bonés ou chapéus quando a exposição ao sol for necessária e em caso de dúvidas não deixe de procurar seu oftalmologista.

      Este conteúdo é meramente informativo e não elimina a necessidade de uma consulta presencial com o oftalmologista.

      É muito importante saber que a “saúde dos olhos, somente o médico oftalmologista pode auxiliar” – esse é um alerta da Associação Paranaense de Oftalmologia.

Dra. Juliana Almodin

CRM-PR: : 26536  RQE: 146330

bottom of page