
Catarata: causas, sintomas e tratamentos
Podemos dizer que 100% das pessoas que chegarem a terceira idade terão algum grau de catarata. Segundo a OMS, é a principal causa de cegueira reversível no mundo.
Sabem o porquê? Porque a catarata nada mais é que o processo de envelhecimento da lente natural de nossos olhos, chamada de cristalino. Com o passar dos anos, essa lente torna-se opacificada, de forma que o paciente enxerga como se estivesse vendo através de um vidro opaco.
A principal causa de catarata é o envelhecimento. Existem alguns casos raros em que a catarata já se manifesta ao nascimento, devido a infecções maternas, doenças genéticas ou do metabolismo. Outras causas de catarata são: uso de corticóides, diabetes, traumas, inflamações e infecções oculares.
Sintomas de catarata:
* Borramento progressivo da visão;
* Alteração na visão de cores;
* Distorção na visão de luzes à noite;
* Mudanças frequentes do grau dos óculos;
* Visão pode ficar duplicada.
O que posso fazer para postergar o surgimento da catarata?
* Não fumar;
* Não se expor a luz UV sem óculos com proteção;
* Não usar corticoides de maneira indiscriminada;
* Controlar a diabetes;
* Evitar traumas oculares.
Tratamento:
O único tratamento efetivo para catarata é a cirurgia, que substitui o cristalino opacificado por uma lente intraocular artificial e transparente. O procedimento é bastante seguro e de rápida recuperação, além de corrigir o grau para todas as distâncias.
​
É muito importante saber que a “saúde dos olhos, somente o médico oftalmologista pode auxiliar” – esse é um alerta da Associação Paranaense de Oftalmologia.
Mariann Yabiku Reis
CRM 30087- RQE 2735