
Uveíte
O que é?
A uveíte é uma inflamação em qualquer local do revestimento interior pigmentado do globo ocular, conhecido como úvea ou trato uveal. O trato uveal consiste em três estruturas: a íris; o corpo ciliar; a coroide. Também podem estar envolvidos nessa inflamação a retina, o corpo vítreo (gelatina que compõe o olho) e o humor aquoso (presente no seguimento anterior do olho).
Qual a causa da inflamação?
Na uveíte algumas causas se limitam ao próprio olho e outras acontecem por distúrbios que afetam todo o organismo. Na maioria das pessoas, nenhuma causa é identificada, chamado de uveíte idiopática, mas também pode acontecer devido à infecção, lesão por trauma e distúrbio autoimune sistêmico.
Quais são os sintomas e como é o diagnóstico?
Os primeiros sintomas da uveíte podem ser leves ou graves, dependendo da parte do trato uveal afetada e do grau de inflamação. Os sintomas podem incluir dor ocular, fotofobia, vermelhidão do olho, pontos flutuantes (moscas volantes), perda de visão ou uma combinação desses fatores.
O diagnóstico é feito através do exame oftalmológico completo com a lâmpada de fenda e oftalmoscopia com a pupila dilatada. Embora o diagnóstico seja realizado clinicamente, há casos que necessitam de investigação com exames laboratoriais.
Como é feito o tratamento?
O tratamento de uveíte deve ser iniciado o quanto antes para evitar uma lesão permanente. Em geral o tratamento inclui corticosteroides (na forma de colírio, por via oral ou injetado ao redor do olho), colírios que dilatam e relaxam a pupila do olho afetado e, algumas vezes, medicamentos supressores do sistema imunológico.
Dra. Maria Lydia Carvalho Vargas
CRM 43670 - RQE 28832