top of page

Floaters

      As chamadas moscas volantes ou “floaters” são uma queixa relativamente comum, que geralmente está associada a um desprendimento do gel vítreo, que preenche o interior do olho. Na maioria das vezes, o sintoma desaparece em algumas semanas ou meses e não tem maior importância. Entretanto, em alguns casos, pode estar acompanhada de rotura em algum ponto da retina que pode causar o descolamento de retina, que é uma doença grave pois causa cegueira se não for tratada com cirurgia ou laser.

 

      Um indício de que possa haver a rotura na retina é quando além das moscas volantes o paciente observa também flashes luminosos ou relâmpagos. Toda pessoa com queixas de moscas volantes recentes ou flashes deve fazer exame oftalmológico com mapeamento de retina para, se houver a presença da rotura, ser tratada com laser.      

 

      Indivíduos com miopia elevada ou histórico familiar de descolamento da retina também tem maior risco da doença e devem ser submetidas a exame anual ou sempre que ocorram os sintomas já citados. Lembre-se, a prevenção é o tratamento mais simples e eficaz.

​

      Alerta: Saúde dos Olhos, somente com o Médico Oftalmologista!

Dr. Mario Motta

CRM 283757 RJ - RQE 27831

bottom of page