Degeneração Macular e a idade

      Conhecida como DMRI, a degeneração macular relacionada a idade é uma doença que pode afetar as pessoas a partir dos 50 anos de idade. Afeta a mácula, região central da retina (camada interna do olho), que é responsável pela visão de detalhes e leitura. Então podemos imaginar que essa doença vai comprometer a qualidade da visão.

      A DMRI pode se apresentar de 2 formas:

      - FORMA SECA: que acomete a maior parte dos idosos com essa doença e que tem uma evolução lenta, porém progressiva com o passar dos anos. Alterações vão surgir na mácula comprometendo a qualidade visual tanto para longe quanto para perto, mas principalmente a leitura.

      - FORMA ÚMIDA: compromete um número menor de idosos, porém seu aparecimento é súbito, com o surgimento de uma mancha central na visão e queda na acuidade visual. Nessa forma ocorre o crescimento de uma rede de vasos anormais (neovasos) abaixo da retina com o extravasamento de sangue, gordura e proteína para as camadas da retina.

      O diagnóstico é feito na consulta oftalmológica, mas exames complementares como retinografia, angiofluoresceínografia, autofluorescência e tomografia de coerência óptica (OCT) serão necessários.

      Os tratamentos para a forma seca e úmida serão diferentes. Podem ser desde vitaminas específicas para a DMRI até injeções de medicamentos para o controle da forma úmida.

Mas podemos nos cuidar e diminuir o risco do aparecimento da DMRI, através de uma alimentação rica em verduras, principalmente verdes escuras, uso de óculos escuros com filtros ultravioleta, não fumar e ter um bom controle da glicemia, pressão arterial e colesterol.

      Saúde dos Olhos, somente com o médico oftalmologista.

Dra. Maria Lucia de Moura Estevão

CRM-PR: 18108  RQE: 10963